Projetos Institucionais de Formação Integral

Os projetos institucionais fazem parte da identidade da Escola santa Teresinha do Menino Jesus. Além de enriquecer o currículo estão voltados à formação integral dos educandos. São trabalhados durante o ano e integrados a conteúdos curriculares ou em forma de aulas específicas.

Projeto Educando pra Vida
Esse Projeto aborda: Formação de Hábitos e Valores, Ensino Religioso, Educação Alimentar e Educação financeira. É desenvolvido a partir de atividades e reflexões sobre o bem estar individual e coletivo e visa a formação integral do aluno. São sementes para o futuro.

Projeto Chiquinho
Inspirado em São Francisco de Assis está voltado à Natureza e Ecologia. Trabalha questões relacionadas a Animais, Plantas, Sustentabilidade, Consumo Consciente e Preservação do Meio Ambiente.

Projeto Santa Teresinha “transformando amor em arte”
Santa Teresinha demonstrava grande sensibilidade quando pintava, escrevia poesias, ou representava. Por isso, é a inspiradora desse projeto que envolve atividades como violão, teatro, poesia, pintura em telas, artesanato, esculturas, etc. As artes expressam sentimentos, pensamentos. Trabalham aspectos ligados à iniciativa, auto-estima, criatividade. A expressão artística é prazerosa às crianças e adolescentes e eficiente na formação de habilidades sociais, pois leva a prestar atenção não apenas em seus sentimentos, mas nos das outras pessoas ao seu redor. É indispensável à formação humana.

Projeto Santo Antônio
Intensifica a identidade cristã da escola, por meio do contato com a palavra de Deus. Passagens bíblicas são trabalhadas de forma simples. Assegura o respeito pelas demais religiões presentes na escola, evitando temas polêmicos e enfatizando os valores que são universais.

Projeto Santo Agostinho
Inspirado em um Santo leitor, busca despertar nos alunos o gosto pela literatura, pois a leitura é muito importante na formação dos educandos. Através do Projeto Santo Agostinho e da Sala de Estudos que leva o mesmo nome, estimulamos a leitura, com projetos realizados durante o ano, com atividades como a Semana da Literatura, além do empréstimo semanal de livros, para os alunos do Ensino Fundamental. Os alunos das turmas de Educação Infantil além de todo o trabalho que é feito em sala com as professoras, possuem semanalmente o momento do Baú da Literatura com contação de histórias e dramatizações.

Projeto Sagrada Família
Projeto tratado com especial atenção. A família é a referência necessária aos alunos. Cada família, independente de como esteja constituída é apoio e sustento. Nela a criança encontra amor e segurança. Desta forma, neste projeto está todo empenho de colaborar com a família em sua missão de educar, sem jamais substituir seu papel, mas sendo presença acolhedora e amiga num processo onde todos crescem. Além de palestras formativas para as famílias, integram o Projeto iniciativas como:

• Correio de Pais: Periodicamente serão enviados textos informativos e reflexivos sobre educação em geral. Essa prática tem como objetivo colaborar com os pais na arte de educar.
  • Conversa em Família: Mensalmente são propostos temas relacionados a valores e bons hábitos para serem discutidos em família através da “conversa em família”. Esse é um momento para que pais e filhos reflitam sobre atitudes que podem mudar ou melhorar em casa, na escola e no convívio social.
  • Campanhas solidárias: Durante o ano são realizadas diversas campanhas de arrecadação de roupas, brinquedos, alimentos destinados às famílias carentes de nossa comunidade. Esta prática visa a experiência da partilha e a formação para a solidariedade. São famílias ajudando outras famílias.